HistÓria da batata

A batata (Solanum tuberosum L.) é consumida na região dos Andes a mais de 8000 anos e foi levada para a Europa pelos espanhóis por volta de 1500.

No Brasil, foi trazida durante a colonização e nomeada de batata inglesa pelo fato de sempre estarem presentes nas refeições dos técnicos ingleses vindo para a construção de ferrovias.

Atualmente a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, após arroz, trigo e milho e há mais de 3000 variedades classificadas entre batatas de casca vermelha e batatas de casca amarela. A China é a principal produtora de batatas no mundo concentrando mais de um quinto da produção mundial.

No Brasil as regiões sul e sudeste estão entre os principais cultivadores e as principais variedades cultivadas são Achat, Atlantic, Baraka, Baronesa, Bintje, Catucha, Contenda, Elvira, Itararé, Jaette, Marijke e Monalisa.

O alto valor energético e o sabor fazem da batata um alimento muito apreciado em todo o mundo. Podendo ser consumidas fritas, assadas, ensopadas, à milanesa, à parmegiana, cruas ou cozidas.